NOTÍCIA

 

Modelo de célula animal e vegetal no ensino de citologia

07/11/2016

Modelo de célula animal e vegetal no ensino de citologia

                A célula é a unidade funcional do corpo de todo ser vivo, com exceção dos vírus. Possui a capacidade de multiplicação, respiração, regeneração e de alimentação, apesar da maioria ser microscópica. O valor dessa estrutura, tanto em indivíduos procariontes quanto em eucariontes, sempre foi de suma importância para os estudos da biologia. Apesar dos mistérios que existiam, os cientistas fizeram a descoberta do sensacional material genético que toda célula possui (DNA) em 1953, e a ciência tornou-se capaz de desvendar segredos sobre o funcionamento dessa estrutura. Por tudo isso, realizamos um estudo minucioso sobre todas as funcionalidades desse fenômeno chamado célula.   

No citoplasma celular são encontradas estruturas denominadas de organelas que desempenham importantes funções vitais para a célula. Não é possível observar as organelas no microscópio ótico, o que acaba dificultando o aprendizado do aluno, uma das ferramentas usadas no ensino de citologia são imagens e vídeos, que ilustram como são e como funcionam. Para auxiliar a aprendizagem dos alunos da 1ª e 2ª séries do ensino médio sobre essas estruturas, montamos modelos de célula animal e vegetal.

                Para a montagem dos modelos, utilizamos: tintas guache de várias cores, biscuit, parafina em gel e vasilhas plásticas.

Montagem da célula:

1.       Durante essa atividade os alunos pesquisaram a forma e as proporções de tamanho das organelas, para então construí-las;

2.       Depois da pesquisa feita, fornecemos aos alunos o biscuit e as tintas para confecção das organelas. O biscuit foi modelado junto com a tinta, depois de fazerem os moldes, os alunos os deixaram secando por 24 horas;

3.       O último passo foi fazer o citoplasma. Para construí-lo, usamos parafina em gel, que deu o aspecto semelhante ao do citoplasma, matéria coloidal e semifluido. A parafina foi aquecida em banho maria no fogão a gás. Depois de derretida por completo, colocamo-la no recipiente de plástico escolhido para ser a célula. Em seguida, inserimos as organelas. Deixamos a parafina em gel secar por 24 horas.

 

A CÉLULA ESTÁ PRONTA!

 

 

Confira as fotos clincando aqui:

http://claretianocolegiobh.com.br/galerias/jnSLyw7TtTZP7VwVwV/modelo-de-celula-animal-e-vegetal-no-ensino-de-citologia

 

últimas notícias }

Auto de Natal - 2016

Visita ao Instituto Zilah Spósito

YAGP 2016

O Claretiano Colégio de Belo Horizonte está localizado na Rua Aimorés, 1583, Lourdes - Belo Horizonte/MG

Copyright 2013 - Colégios Claretianos